Pneus carecas, velhos e desgastados podem ser um grande problema para a segurança das pessoas dentro e fora de um carro. Quando os pneus ultrapassam seu limite de durabilidade, eles começam a derrapar pelo chão, o que pode ser motivo para receber multas e até mesmo a causa de algum acidente.
Por isso, é indispensável verificar o estado dos seus pneus periodicamente para saber o momento certo de realizar a troca. Mas como as informações do pneu te dizem que é hora de comprar novos pneus?
Indicador Treadwear (TWI)
Um pneu possui diversos indicadores que informam sobre seu tempo de vida, sua data de fabricação e até mesmo sobre a quilometragem máxima que ele pode alcançar.
O Tread Wear Indicator (Indicador Treadwear) é o indicador mais importante quando se trata de sinalizar o tempo de vida do pneu. Ele consiste em marcações na borracha do pneu que possuem um certo relevo. À medida que o pneu é usado, o relevo vai diminuindo. Quando o TWI está abaixo de 1,6mm significa que é hora de trocar seus pneus.
Uma forma de saber quando o TWI está baixo demais, é através do teste da moeda. A parte dourada das moedas de um real possui exatamente 1,6mm, portanto, se você encaixar a moeda entre os marcadores e a parte dourada continuar visível, é hora de procurar por pneus novos!
Outros indicadores, como o DOT, também são relevantes quando se trata de analisar a vida útil do pneu. Geralmente, um pneu rende bem durante 5 anos, então fique de olho na data de fabricação que o DOT apresenta para não perder o momento de comprar novos pneus!
Fique atento às irregularidades do pneu
Apesar de tudo, o Treadwear pode ser mais ou menos preciso de acordo com as condições que o carro é exposto. A velocidade, o tipo de rua e inclusive o tempo podem ser fatores que diminuem a vida útil de um pneu.
Logo, verifique constantemente a superfície do pneu. Nela podem surgir bolhas, buracos e outras saliências conforme seu enfraquecimento. Essas saliências são prejudiciais à estabilidade do pneu e podem ser motivo para estouros. Ademais, o ressecamento da borracha e a presença de rachaduras também podem ser danosos para a parte exterior do carro. Ou seja: caso perceba qualquer irregularidade, troque seu pneu imediatamente!
O volante também pode ajudar
Se você estiver dirigindo em uma velocidade acima de 60km/h e sentir vibrações, seus pneus podem estar com algum problema! Nesse caso, é necessário que se verifique se o balanceamento e a cambagem dos pneus estão em dia e, se mesmo assim as vibrações persistirem, o problema pode estar nos pneus.
Preste atenção ao volante sempre! Se o problema realmente estiver nos pneus, não deixe de trocá-los por outros novos.
Lembre-se: o melhor a se fazer é trocar os quatro pneus de uma só vez. Na hora de comprar novos pneus, sempre leve em consideração as medidas, a velocidade e capacidade máximas e a marca do pneu.
Quando perceber que seus pneus estão chegando ao limite, troque-os o mais rápido possível! Com o tempo os pneus perdem sua eficácia e podem causar problemas graves e irreparáveis. Afinal, os pneus são uma parte essencial do conforto de sua viagem e, por isso, devem ser tratados com cuidado.